Employer Branding: como está a marca de empregadora da sua empresa?

June 13, 2016

 

Nos dias de hoje, a tão famosa expressão “encontrar uma agulha no palheiro” resume muito bem a difícil tarefa dos recrutadores de buscar novos candidatos que atendam aos requisitos dos cargos ofertados. Soma-se à ela a missão de manter profissionais de alto potencial na equipe e evitar que o tempo e o dinheiro investido em sua preparação sejam jogados fora. Se a sua empresa está lidando com esses dois desafios, então saiba que ela não é a única.   

Eles são, na verdade, generalizados, e estão marcando presença em negócios de diversos portes e setores. E para driblá-los, muitas estão investindo em programas de atração e retenção. Um deles é o employer branding, que reúne técnicas que reforçam a imagem de boa empregadora da empresa e transforma o seu escritório em um lugar maravilhoso para se trabalhar. A seguir, veja o que é employer branding e qual a sua importância para as empresas. 

 

De forma resumida, o que é employer branding?

 

Podemos conceituar employer branding como sendo a percepção que os profissionais têm em relação à uma empresa. É como eles veem a organização e como pensam como seria trabalhar para ela. Um employer branding eficaz apresenta a empresa como uma boa empregadora no mercado e como um ótimo lugar para se trabalhar. Isto pode ajudá-la nos processos de recrutamento e retenção e alavancar a sua reputação no mercado. 

 

Por que ele é tão importante para as empresas?

 

Segundo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, as empresas que ganham os melhores talentos são aquelas que sabem surpreender e encantar os candidatos. Elas deixam uma impressão positiva logo no primeiro contato e mostram que se preocupam com o sucesso dos profissionais. Isto faz com que elas sejam vistas como boas empregadoras e ganhem uma ótima reputação no mercado de trabalho. 

E se a empresa é vista como uma boa empregadora, então mais profissionais irão se candidatar às suas vagas. Assim, ela poderá analisar o perfil de mais talentos e escolher aqueles que atendam até mesmo às suas necessidades mais específicas. Organizações que comunicam sua cultura e valores para criar as percepções desejadas também podem apresentar taxas de retenção mais elevadas. 

Quanto maior for o engajamento dos funcionários, maior será a sua lealdade. Isto minimiza o risco da empresa ter que perder seus melhores colaboradores para concorrentes e investir mais tempo e recursos financeiros no recrutamento de substitutos. Com todos esses benefícios, não é à toa que cada vez mais empresas estão tornando o employer branding uma prioridade, segundo o relatório “Global Recruiting Trends 2016”.

 

O employer branding no ciclo de vida do funcionário

 

Por mais que as ações de employer branding incidam principalmente sobre o envolvimento da empresa com potenciais talentos e funcionários já contratados, devemos lembrar que a relação entre marca e colaborador se inicia antes mesmo do processo de recrutamento. E esta relação, inevitavelmente, sofrerá alterações e irá se desenvolver ao longo do tempo. A seguir, veja como o employer branding incide sobre cada etapa do ciclo de vida do funcionário:

 

Atração

 

Para atrair candidatos, a empresa precisa promover os seus atributos mais fortes, que sejam muito mais atraentes do que os das outras organizações. Esses atributos, além de serem a fonte que os profissionais terão para criar uma primeira impressão da marca, também determinarão se eles se candidatarão ou não às vagas. Para fortalecer a imagem de boa empregadora da sua empresa, os gestores devem:

  • Promover a cultura do negócio e os benefícios do trabalho;

  • Mostrar quem são os atuais funcionários e suas respectivas experiências;

  • Anunciar prêmios e certificações relacionadas ao ambiente de trabalho;

  • Ressaltar o seu compromisso com o desenvolvimento de carreira dos profissionais.

Entrevista e on-boarding

 

A etapa da entrevista é uma ótima oportunidade que a empresa tem para reforçar os valores da marca. Depois de encontrar o indivíduo certo para a vaga e ele aceitar a oferta de trabalho, o recrutador deve voltar sua atenção para o processo de on-boarding (acompanhamento assistido do período de experiência), para garantir ao funcionário que a realidade do escritório é igual à que foi anunciada antes dele ser entrevistado pela primeira vez. 

 

Retenção

 

Um employer branding eficaz não somente atrai talentos, como também fornece razões para os atuais funcionários continuarem trabalhando na empresa. E para retê-los, os gestores devem promover algumas ações para cumprirem as promessas que fizeram para atraí-los, como o oferecimento de recompensas, a promoção de programas de treinamento e o desenvolvimento de planos de carreira. 

 

Saída

 

Não é porque um funcionário está deixando a empresa que a relação dele com a marca deixará de existir. Ao manter a comunicação e fortalecer os laços com os colaboradores que estão saindo, a organização acaba demonstrando que eles são extremamente valorizados. E isto faz com que eles divulguem a sua ótima experiência com a marca pelo mercado de trabalho e a apoiem mesmo quando a deixarem.   

 

Viu só o quão importante é o employer branding para uma empresa? E seu negócio, já está reforçando sua imagem de bom empregador pelo mercado? Conte para a gente suas experiências ou questionamentos nos comentários!
 

— Leia também: 4 razões para pequenas empresas investirem em branding

 

 

Sobre a Marketita

 

A Marketita é uma consultoria em marketing estratégico para pequenas empresas, startups e micro empreendedores. Oferece serviços de planejamento, operacionalização e gestão de estratégias de marketing, comunicação integrada e vendas. Tem como foco o uso de estratégias de marketing digital e marketing de conteúdo para fortalecer o posicionamento e marca da empresa (branding).

A Marketita se propõe: ser o braço direito do cliente, o guiando em todas as decisões de marketing, estratégicas e táticas.

 

 

 

Please reload

Destaques

Precificação: por que não cobrar valores 'redondos' pelos serviços da sua startup?

February 12, 2016

1/5
Please reload

Recente