5 top tendências vencedoras em marketing digital para 2016

February 3, 2016

Chegamos em 2016 e uma avalanche de previsões sobre o marketing digital já está disponível para quem pesquisa sobre o assunto. Aqui, reunimos as principais tendências em marketing digital que podem auxiliar empreendedores que já abriram ou estão estudando para abrir suas startups.

 

Fomos às fontes mais quentes sobre o assunto para reunir uma lista de tendências que merecem a atenção dos empreendedores. Aqui estão elas devidamente simplificadas. Acompanhe!

 

 (Créditos da imagem: http://blog.prisync.com/airplanebody/uploads/2016/01/ecommercemarketing.png)

 

1 - Mobilidade: o protagonismo da tela móvel

Uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil revelou que nos últimos três anos o acesso à web via dispositivos móveis (smartphones, sobretudo) triplicou. Em setembro de 2015, 47% dos brasileiros já se diziam não ter mais o hábito de acessar a internet pelo desktop, a não quando estão no escritório e esta é única opção.

 

Este comportamento do internauta diz muito sobre uma tendência latente para este ano, o mobile marketing. Em outras palavras: empreendedores devem ampliar suas capacidades de atingir seu público por ações em tela pequena e portátil, proporcionando uma experiência móvel enriquecedora. Do contrário, terão dores de cabeça.

 

2 - Content Marketing: a hora e a vez do conteúdo visual

O conteúdo segue sendo muito importante em 2016. Tanto é verdade que, de acordo com um estudo feito pela Tracto em parceria com o Content Marketing Institute, seis em cada dez empresas brasileiras já têm uma estratégia de conteúdo para atingir seu público-alvo.

 

A novidade é que, além do texto, os conteúdos visuais assumem uma importância significativa no posicionamento web. E isso tanto pelo comportamento do usuário, que está cada vez mais utilizando dispositivos móveis para buscar conteúdo, como também pela mudança no algoritmo do Google, que agora começa a valorizar conteúdos que prendem mais a atenção (imagens, infográficos e vídeos) e fazem com que os usuários passem mais tempo nas páginas — mesmo os que não contenham tanto texto, até então um quesito de peso.    

 

3 - Experiência do consumidor: o auge da personalização

Basta observar o crescimento vertiginoso de plataformas como Spotfy, que permite a criação de listas de reprodução de músicas personalizadas, para intuir que os internautas buscam experiências sob medida, exclusivos.

 

Em 2016, a personalização das ações de marketing precisa ser mais do que um discurso. As marcas que conseguirem entregar valor exclusivo, experiências únicas para seus públicos de interesse terão mais sucesso.

 

4 - Big Data: a análise estratégica de dados chega de vez ao marketing

Estruturar e extrair informações valiosas de quantidades extremas de dados será a tônica dos negócios vencedores em 2016. Tanto para detectar padrões de comportamento de consumidores quanto para testar novos produtos e propagá-los no mercado — passando por analisar a concorrência —, soluções de BI, CRM etc. devem auxiliar as equipes de marketing e vendas a extrair valor dos dados gerados tanto pelo negócio quanto por redes sociais, entre outras fontes, e tomar decisões mais inteligentes e rápidas.

 

5 - Internet das Coisas: a conexão de tudo amplia as possibilidades de interação com os consumidores

Com a explosão de objetos conectados — até 2020 serão 50 bilhões, de acordo com a Cisco —, a relação do consumidor com a conectividade sofre uma grande mudança. Ações de marketing na web, neste cenário, precisam ser cada vez mais inovadoras.

 

A utilização de beacons, pequenos artefatos inteligentes que se comunicam com dispositivos conectados por meio de aplicativos e bluetooth passam a ser utilizados para entregar mensagens personalizadas e captar dados dos consumidores (ofertar produtos complementares a um cliente dentro da loja, por exemplo).  

 

Você está preparado para lidar com estas tendências em marketing digital em 2016? Deixe um comentário!

 

 

 

 

Sobre a Marketita www.marketita.com | flavia@marketita.com | 11 995.596.555 | Skype: flavia-sales

 

A Marketita é uma consultoria em marketing estratégico para pequenas empresas, startups e micro empreendedores. Oferece serviços de planejamento, operacionalização e gestão de estratégias de marketing, comunicação integrada e vendas. Tem como foco o uso de estratégias de marketing digital e marketing de conteúdo para fortalecer o posicionamento e marca da empresa (branding).

 

A Marketita se propõe: ser o braço direito do cliente, o guiando em todas as decisões de marketing, estratégicas e táticas.


 

Please reload

Destaques

Precificação: por que não cobrar valores 'redondos' pelos serviços da sua startup?

February 12, 2016

1/5
Please reload

Recente