4 razões para pequenas empresas investirem em branding

February 3, 2016

Ter uma estratégia de marca é importante para empresas de todos os portes e em todos os segmentos de atuação. No entanto, ainda há a cultura de que pequenos negócios devem se preocupar com outras questões e não com branding.

 

Se considerarmos que vivemos o ápice da globalização e da era digital, esta visão de não investir em branding se torna infundada. Cada vez mais, as empresas disputam a atenção dos consumidores que agora têm inúmeras formas de conhecer possibilidades para suas necessidades e desejos de consumo.

 

 

Mas, o que é branding, afinal?

Para entender o que é branding, devemos iniciar conversando sobre qual é a razão para que as empresas tenham uma marca. Simplificando, a marca é a promessa da empresa para o seu cliente. Ela diz o que ele podem esperar de seus produtos e serviços, como as suas ofertas se diferenciam de seus concorrentes. Em outras palavras, a sua marca é o derivado de quem você é, quem você quer ser e o que as pessoas percebem que você seja.

 

Quando falamos de branding, estamos falando de uma estratégia de marca. Ou seja, a conceituação e o planejamento de como, o quê, onde, quando e para quem o negócio deve comunicar. Onde a empresa anuncia é parte de sua estratégia de branding, assim como a escolha dos canais e as mensagens em si.

 

— Leia também: Faça Você Mesmo Marketing: a publicidade da sua empresa.

 

Importância do branding para pequenos negócios

O argumento mais forte quando se trata de defender uma estratégia de marca (branding) para pequenos negócios é que a marca é que os diferencia de seus concorrentes na mente dos clientes. O reconhecimento da marca é vital, pois um consumidor não pode comprar o seu produto se ele não consegue se lembrar quem você é ou como encontrá-lo. As melhores empresas são aquelas cujas marcas são fáceis de lembrar e imediatamente reconhecíveis.

 

Outro fator que torna o branding essencial é que uma marca forte acrescenta valor ao negócio. Ou seja, permite cobrar mais do que um concorrente que ofereça os mesmos tipos de produtos ou serviços. O exemplo mais óbvio disso é quando comparamos a Coca-Cola com um refrigerante genérico. Pelo fato da Coca-Cola ter construído uma poderosa imagem de marca, ela pode cobrar mais por seus produtos — e os clientes pagam.

 

4 fortes razões para pequenas empresas investirem em branding

Dito isso, vamos a uma lista de razões pelos quais você, pequeno empresário, devem ter uma boa estratégia de branding. Acompanhe!

 

1. A marca faz o negócio parecer maior

Uma marca bem planejada pode elevar a imagem da empresa, fazendo-a parecer maior do que realmente é. Impõe respeito e faz com que o público-alvo tenha admiração pelo negócio.

 

2. A marca constrói credibilidade

Se você quer que as pessoas a confiem no que sua empresa pode entregar, você precisa ter uma marca que inspire confiança. Uma marca bem concebida é tão importante quanto escovar os dentes antes do primeiro encontro. É por meio dela que o mercado visualiza o negócio.

 

3. A marca torna o negócio memorável

Para se destacar na multidão (com consumidores que encontram milhares de opções com poucos cliques), ter uma marca forte é fundamental. As pessoas precisam ser remetidas à sua empresa sempre que pensarem no seu ramo de atuação.

 

4. A marca atrai clientes

Quando os clientes entendem qual é o negócio e as soluções (produtos e/ou serviços) que ele oferece, eles se sentem mais confiáveis para fechar negócios. Quando confiam, eles tendem a propagar para seus amigos e, assim, a base de clientes começa a crescer.

 

Como uma pequena empresa pode fazer para ter uma estratégia de branding?

O fator que impede as empresas fortalecerem suas marcas é a não disponibilidade de recursos para ter um departamento de marketing que se dedique a isso. A boa notícia é que existem agências de marketing especializada no atendimento de pequenos negócios e fortalecimento de marcas emergentes.

 

A Marketita, por exemplo, é uma excelente opção para o empresário que entende o valor de ter uma marca forte e não sabe por onde começar!

 

— Leia também: As vantagens da terceirização do Marketing.

 

 

Você quer que seu público-alvo reconheça o valor do seu negócio? Que tal investir numa estratégia de branding? Faça contato conosco ou deixe um comentário, teremos prazer em ajudá-lo nesta empreitada!

 

 

 

 

Sobre a Marketita www.marketita.com | flavia@marketita.com | 11 995.596.555 | Skype: flavia-sales

 

A Marketita é uma consultoria em marketing estratégico para pequenas empresas, startups e micro empreendedores. Oferece serviços de planejamento, operacionalização e gestão de estratégias de marketing, comunicação integrada e vendas. Tem como foco o uso de estratégias de marketing digital e marketing de conteúdo para fortalecer o posicionamento e marca da empresa (branding).

 

A Marketita se propõe: ser o braço direito do cliente, o guiando em todas as decisões de marketing, estratégicas e táticas.

 

 

Please reload

Destaques

Precificação: por que não cobrar valores 'redondos' pelos serviços da sua startup?

February 12, 2016

1/5
Please reload

Recente