Faça Você Mesmo Marketing (6): a gestão das redes sociais da sua empresa

August 10, 2015

Com estas 10 dicas, o gerenciamento de sua marca nas redes sociais será um fator de sucesso também para suas vendas.

 

Depois de ensinar como montar um plano de negócio, criar logos, cartões e brindes, site, loja virtual e blog, além de ressaltar a importância da publicidade na sua empresa, a série Faça Você Mesmo Marketing Da Sua Empresa, que publico no meu Blog, traz dicas práticas e descomplicadas de como cuidar do gerenciamento das redes sociais da sua empresa. 

 

Aproveite e se cadastre no meu blog para receber em primeira mão mais dicas práticas de marketing: http://www.flaviasales.com/inscrever.

 

Já é um fato que o compartilhamento da informação através das redes sociais é um fenômeno da era digital. No Brasil, por exemplo, o acesso diário ao Facebook já supera o número de pessoas que fazem pesquisas no Google. A rede social já é considerada a maior do planeta, com mais de 1 bilhão de usuários ativos, que fazem login pelo menos uma vez a cada mês. Desse total, cerca de 830 milhões são usuários diários. Somente no Brasil, o Facebook possui mais de 66% de usuários ativos. 

 

 

Esses dados revelam a importância das redes sociais na relação entre as empresas e os seus clientes e consumidores. Ferramentas gratuitas como Twitter, YouTube, Instagram, LinkedIn, Facebook, Whatsapp, Foursquare, Google Plus e Pinterest são ainda mais promissoras para micro e pequenas empresas, que possuem poucos recursos para investir em divulgação. 

 

Se a internet vem avançando gradativamente na última década, as empresas devem seguir o mesmo caminho e apostar em um bom plano de gestão das redes sociais para atrair novos clientes, e aumentar o exponencial de vendas dos seus produtos e serviços. 

 

Essas ferramentas devem servir como um elemento diário de ligação entre a empresa - sua missão e propósito - e as necessidades dos seus usuários, mesmo que eles ainda não conheçam o nome da sua marca; fazer negócios com outras empresas e coletar bons profissionais da área. Outro importante efeito das mídias sociais é direcionar o número de visitantes para sites ou blogs do seu empreendimento. 

 

A importância do gerenciamento de redes sociais

Créditos da Imagem: http://marketingdeconteudo.com/wp-content/uploads/2015/06/social_media_strategy111-620x316.jpg 

 

 

1. O primeiro passo antes de investir em mídias sociais é observar os perfis de comportamento e a interação dos usuários de cada uma. O Facebook é uma boa ferramenta para observar como os usuários interagem entre si, com os social media e o que estão comentando a respeito dos perfis corporativos. No entanto, cada rede social possui públicos com comportamentos distintos, por isso, exige práticas e linguagens específicas. 

 

2. Conseguir, ou não, alcançar o sucesso da sua empresa através das mídias sociais depende de uma boa gestão. Na maioria dos casos, o fracasso dos empreendimentos se dá pelo posicionamento errôneo no ambiente digital e pela falta de estratégia corporativa no gerenciamento de redes sociais. Os micro e pequenos empreendedores que não criam um plano de gestão, que envolva análise e pesquisa de público e mercado, e partem direto para a geração de conteúdo, podem criar um grave problema, principalmente em questão de imagem. 

 

3. Muitas empresas possuem estratégias de gerenciamento de redes sociais equivocadas, o que acaba resultando em algo negativo no investimento da sua marca. Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc) revela que 37% das empresas brasileiras não impulsionaram suas vendas após integrarem nas redes sociais. 

 

4. Muitas dessas empresas não dão prioridade à atualização, interação e monitoramento diário de seus perfis, o que acaba afastando seguidores gradativamente. Nesse caso, o investimento no trabalho de um social media, publicitário ou jornalista pode garantir a interação e gestão de um conteúdo de qualidade. Com perfis ativos, as empresas podem manter um relacionamento direto com os seus clientes, esclarecer dúvidas, solucionar problemas e ganhar a confiança do público. 

 

5. Cada mídia social possui uma cultura única e um perfil de público ativo. Por exemplo, o LinkedIn atrai perfis de pessoas que trocam avaliações e informações sobre a sua vida profissional, enquanto o Twitter atrai pessoas que desejam compartilhar ideias e opiniões mais pessoais sobre assuntos cotidianos. Já o YouTube funciona como um canal de interatividade, entre os vloggers, artistas e profissionais, em busca de divulgação, com o seu público consumidor. 

 

6. A faixa etária é outro indicativo de cada tipo de mídia social. No Brasil, jovens entre 18 e 24 anos representam 63% dos usuários do Facebook, no MySpace são 66% e, no Twitter, representam 37% do público ativo. A faixa etária só aumenta em redes sociais como o Flickr e o Linkedin. 

 

7. O marketing de conteúdo é outra estratégia essencial para fortalecer a marca, fidelizar clientes e receber feedbacks, em tempo real, que podem gerar novas ideias e posicionamentos positivos para as empresas. Com esse tipo de ação, é possível observar, por exemplo, quais os melhores horários para interagir e disponibilizar novos conteúdos em cada mídia social. 

 

8. Confira os melhores horários para postagem em redes sociais, segundo especialistas de marketing: 

  • Twitter: Entre 15h e 17h, de segunda a quinta-feira

  • Facebook: Das 13h às 17h, durante toda a semana

  • Linkedin: Entre 17h e 18h no horário comercial

  • Tumblr: Das 19h às 22h, com picos de acesso nos domingos, segundas e terças

  • Google Plus: Das 9h às 11h, em dias úteis (maior acesso na quarta-feira)

  • Instagram: Das 17h às 18h (maior interação aos sábados e domingos)

 

9. Melhores ferramentas para a gestão das de redes sociais sua empresa

Créditos da Imagem: http://www.greendigital.com.br/wp-content/uploads/2015/04/gestao-de-redes-sociais.png?1aa937

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Hootsuite (eu uso esta)

A ferramenta mais popular na gestão de qualquer rede social, como YouTube, Twitter, Facebook, Google Plus, Linkedin, Foursquare e Instagram. Com um funcionamento simples e prático, é possível agendar os posts, definir os horários de publicação, e os conteúdos que serão direcionados para cada uma das mídias sociais.  

 

Com uma versão gratuita, tão boa quanto a paga, através de um painel de controle do Hootsuite é possível filtrar palavras-chaves interessantes, gerar uma tabela de controle com postagens antigas e recentes, divididas por dia e hora, e elaborar relatórios de posts. 

  • Buffer

Assim como o Hootsuite, permite o gerenciamento de todas as redes sociais gratuitamente, com mais disponibilidade de agendamento e mudanças até a publicação de cada post. Com um layout mais simples, o Buffer fornece informações como o número de acessos e a interatividade em cada rede social. 

  • Hubpost

Muito utilizado pelo marketing digital, o Hubpost busca facilitar o trabalho online e o gerenciamento de comentários, quais e quando serão publicados. Com um calendário e alguns filtros, a plataforma permite a criação de estratégias para captar a atenção de diversos usuários e seguidores em cada rede social.

  • Buzzsumo

Basta digitar uma palavra para receber uma lista ordenada de todas as publicações mais populares das redes sociais, com possibilidade de filtrar a pesquisa por campos como idioma, país e tipo de publicação. 

  • SmuAll

A plataforma permite saber quais são os resultados da sua empresa em todas as mídias sociais, através de gráficos detalhados. O diferencial do SmuAll é comparar todas as redes sociais e fazer uma análise de quais as melhores estratégias de ação para cada uma. 

  • MarketMeSuite

Para micro e pequenas empresas, o MarketMeSuite é ideal para buscar clientes para os seus produtos e serviços. O aplicativo gratuito ajuda a localizar um público-alvo, através de palavras-chave e o local de atuação. Sua versão paga permite a integração com diversas redes sociais, para o acesso de informações mais detalhadas. 

 

10. Outras Ferramentas Úteis e Gratuitas:

  • Google Trendscom ele você é possível identificar as tendências nas buscas no Google. Ideal na hora de decidir palavras chaves utilizar. Gratuita. http://www.google.com/trends

  • Social Mention: Boa alternativa para monitorar as ações dos concorrente nas redes sociais, pois basta digitar nome da marca ou produto e a ferramenta mostrará as uma lista de pessoas que estão falando sobre o assunto. Gratuita. http://socialmention.com

  • Klout: Essencial para gerenciar a presença online de uma pessoa ou marca.  A ferramenta calcula através das interações das redes sociais cadastradas qual sua nota. Gratuita. htpp://klout.com

 

Te espero no próximo post! Inscreva-se aqui para receber outras dicas práticas de marketing que você mesmo(a) pode aplicar no seu negócio/empresa, investindo pouco e obtendo ótimos resultados.

 

 

 

Se este assunto te interessa, recomendo também a leitura destes outros posts:

 

 

 

 

Sobre a autora:

Flávia Sales é consultora em estratégias de marketing, comunicação e vendas em mercados B2B e B2C. 

www.flaviasales.com | mkt@flaviasales.com | 11 995.596.555 | Skype: flavia-sales

 

 

 

 

 

Fontes de pesquisa:

http://www.ibramerc.org.br/ 

http://marketingdeconteudo.com/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/ 

http://viverdeblog.com/melhores-horarios-para-postar-nas-redes-sociais/ 

 

Please reload

Destaques

Precificação: por que não cobrar valores 'redondos' pelos serviços da sua startup?

February 12, 2016

1/5
Please reload

Recente