As vantagens da terceirização do Marketing

April 20, 2015

Com o projeto de lei 4.330, em votação na Câmara, o assunto parece inevitável. Saiba as vantagens para sua empresa ao optar pela terceirização ou outsourcing de marketing.

 

Apesar dos receios que pairam sobre o projeto de lei 4.330, em votação na Câmara, não dá para deixar de avaliar os benefícios do projeto que visa regulamentar a terceirização de trabalho no Brasil.

O mesmo permite que empresas especializadas sejam criadas para atender outras empresas em atividades específicas de seu processo produtivo, objetivando ganho estratégico e redução de custos. Por exemplo, uma montadora pode considerar a contratação de uma empresa especializada em pintura e dedicar-se aos demais processos da linha de montagem de veículo. Desta forma, os fatores determinantes para optar em terceirizar ou não certa atividade, serão os ganhos em eficiência e eficácia ao excercê-la "fora" da empresa, superando a eficiência e eficácia de exercê-la internamente.

Os efeitos da terceirização são discutidos fervorosamente no Brasil e no mundo, avaliando sobre tudo, a geração de emprego, a eficiência e os direitos dos trabalhadores.

Se por um lado acredita-se que mais empregos serão gerados por meio de criação de empresas especializadas para atender a demanda de outras empresas que usarão da terceirização como estratégia para ganho de qualidade ou redução custos, há quem contra argumente de que tais empresas não terão, necessariamente, mão de obra qualificada para garantir eficiência e que irão diminuir os postos de trabalho devido os profissionais trabalharem mais horas no modelo terceirizado para terem mais horas trabalhadas do que no modelo CLT.

Em questões como esta, que exige uma mudança de percepção e, principalmente, atitude das partes envolvidas (empregadores e empregados), é natural que hajam tantas divergências à respeito dos ganhos e das perdas em cada um destes aspectos. Quem está disposto a confiar primeiro e agir corretamente para ser digno de confiança?

Para a maioria das empresas no Brasil que fazem ou gostariam de fazer marketing, a opção de contratar uma agência ou consultoria sempre esteve à disposição, muito embora do ponto de vista de atividades operacionais. Agora, mais do que nunca, é possível e desejável contratar também para a fase de planejamento e estratégia de marketing.

Seja como for, vale a pena avaliar as vantagens de contratar uma consultoria para ser a área de marketing da sua empresa ou uma extensão dela.

 

VISÃO ESTRATÉGICA

Você conta com um especialista de mercado que irá olhar para seu negócio com muito mais crivo, de modo que cada ação não será pensada de forma isolada, mas integrada para construir uma imagem condizente com os objetivos e estratégia de negócio da empresa a curto, médio e longo prazo. É contar com alguém para ver todo o potencial da empresa e ajudar você em cada passo até chegar lá.

 

DEMANDA CENTRALIZADA

É tão difícil gerenciar e fazer com que os fornecedores entendam o que a empresa quer que chega a ser exaustivo repassar o briefing a cada vez que se recebe algo fora do contexto. Ao centralizar todas suas demandas em marketing com um único interlocutor, você não só se livra deste aborrecimento como também garante que a estratégia central estará sempre presente em todas as ações.

 

FOCO NO NEGÓCIO

A terceirização ou outsourcing pode ser uma aliada do marketing da sua empresa, pois entende os problemas como ninguém e apresenta soluções com alto nível de conhecimento, sejam elas quais forem: atualização do site, criação de folder, conteúdo para o blog da empresa, stand no evento, campanhas adwords, assessoria de imprensa, campanha de incentivo, email marketing, brindes, entre outros. Enquanto agência ou consultoria faz com destreza o marketing da empresa, você tem mais tempo para se dedicar às outras áreas do negócio.

 

EFICIÊNCIA COM EFICÁCIA

Contar com a experiência de profissionais em marketing otimiza cada investimento e cada ação feitos, de modo a evitar riscos e desperdícios e atingindo eficientemente o público-alvo desejado. Você, sua empresa e muito menos os clientes tem tempo para a curva de aprendizagem necessária para avaliar e saber em quais ações deve-se investir para se obter os resultados esperados.

 

ECONOMIA DE RECURSOS

Sua empresa evita o custo estrutural de uma área de marketing mas mantém o nível de senioridade  bem alto, pagando apenas pelos entregáveis ao invés de horas ociosas de colaboradores e ainda consegue ótimos preços nas negociações com os fornecedores de mídia, gráficas, etc, garantindo o melhor custo X benefício para todas as ações.

 

 

 

Sobre a autora:

Flávia Sales é consultora em estratégias de marketing, comunicação e vendas em mercados B2B e B2C.

www.flaviasales.com | mkt@flaviasales.com | 11 995.596.555

 

 

 

Please reload

Destaques

Precificação: por que não cobrar valores 'redondos' pelos serviços da sua startup?

February 12, 2016

1/5
Please reload

Recente