Faça Você Mesmo Marketing (3/7): site, e-commerce ou blog da sua empresa.

April 16, 2015

Não é preciso ser nenhum programador web para colocar sua empresa no maior potencializador de negócios que existe: a internet. 

 

Após definir ou inovar seu plano de negócio e criar seu logo e identidade visual, o empreendedor deve se apresentar ao mercado. Qual o melhor ponto de encontro entre fornecedores e consumidores se não a internet.

Como todo mundo sabe, o site de uma empresa é a porta de entrada para seus clientes conhecerem mais sobre ela e, não por acaso, um bom site responsivo com design e conteúdo excelentes são fundamentais para o sucesso da comunicação entre uma empresa e seu público-alvo.

 (Fonte: Blog 7 Pontos - clique na imagem para ver o infográfico completo)

 

 (Fonte: Fabulosa Ideia - clique na imagem para ver o infográfico completo)

 

Muitas pessoas pensam que só existe uma forma de garantir que o site, seja ele com propósitos pessoais ou empresariais, cumpram estes requisitos essenciais de design e conteúdo, contratando uma agência especializada ou um profissional no assunto. Mas, como nem sempre é possível disponibilizar recursos financeiros para viabilizar tal investimento, este post da série Faça Você Mesmo Marketing apresenta como alternativa para você mesmo fazer o site, e-commerce ou blog da sua empresa os construtores de sites, como Wix, Jimbo, Webnode, etc. Algumas vantagens:

 

VOCÊ NÃO PRECISA SER UM ESPECIALISTA 

Para utilizar o construtor de site, não é necessário ser um designer web nem saber linguagem HTML, PHP, CSS, etc, visto que eles oferecem recursos muito fáceis para criar o site, utilizando o modelo arrastar-soltar e diversos modelos prontos em suas bibliotecas. Você não precisa se preocupar com a estética e design responsivo dos sites (poder ser visto de qualquer tela de computador, celular ou tablet), pois os modelos realmente são muito bonitos e versáteis, atendendo diferentes segmentos e gostos.

Além disso, para ter um site no ar é necessário contratar hospedagem, domínio e manutenção e talvez você não saiba ou não queira lidar com diferentes fornecedores. Os construtores possuem esses serviços por valores bem em conta e torna tudo mais prático, por centralizar em um único painel de controle as informações de seu site.

Eles oferecem também serviço de email e recursos para incluir em seu site a loja virtual e blog. Muitas são as ferramentas disponíveis, como integração com redes sociais, otimização aos buscadores como Google (SEO) e centenas de aplicativos para turbinar seu site, sempre de forma fácil, prática e centralizada.

 

VOCÊ INVESTE O QUANTO PODE, MESMO QUE SEJA QUASE ZERO

Como eu disse, se você se enquadra no perfil de que não pode bancar quem faça o site para sua empresa, com certeza se sentirá muito confortável com os construtores de sites, visto que os serviços, incluindo tudo isso que eu mencionei antes, atendem a todos os bolsos e necessidades. Tudo vai depender do que você precisa exatamente. Você quer apenas um site institucional com seus dados de contatos? Inclua um formulário automático para cadastro de newsletter e implemente CRM (gestão de relacionamento com clientes). Vai vender seus produtos? Se sim, talvez precise incluir o recurso de e-commerce para que seus clientes comprem online e talvez queira incluir um plug-in para gerenciar a logística. Você deseja publicar um blog? Se sim, talvez a mais importante ferramenta para você seja um sistema de gerenciamento de conteúdo.

Então antes de criar um site, a primeira coisa que deve saber é para qual propósito ele servirá, de modo que possa definir suas prioridades e colocar na ponta do lápis os custos envolvidos.

 

VOCÊ GANHA TEMPO

Estamos sempre correndo, isto não é novidade. Se você tem pressa em disponibilizar seu site, loja virtual ou blog, usar um construtor de sites pode lhe ajudar nesta tarefa, visto que os modelos prontos, a facilidade de customização e os serviços integrados centralizados lhe permite criar e publicar um site rapidamente, em meia hora, por exemplo. Depois, quando puder, você pode customizá-lo com mais calma, aperfeiçoando cada página com conteúdo e recursos multimídia (fotos e vídeos).

Assim, enquanto o construtor cuida da manutenção, do SEO e da hospedagem de seu site, você ganha tempo para focar em outros aspectos de seu negócio.

Não se engane, porém, ao achar que contratando uma agência ou freelancer ao invés de fazer você mesmo o site, terá mais tempo livre, pois sem seu constante envolvimento eles não poderão aprovar os layouts nem o conteúdo e na maioria das vezes vai sobrar para você de qualquer forma explicar o que deseja várias vezes seguidas, até que eles entendam, ou escrever você mesmo os textos. Este é um dos pontos de vantagem que os empresários acham que terão com agências, mas nem sempre é verdade e se frustram.

 

Se estes três aspectos fez você se identificar, que tal experimentar alguns construtores de site e publicar ainda hoje seu negócio na internet e maximizar seu contato com atuais e possíveis clientes?

No site Website Planet você encontra uma lista dos 10 melhores construtores de sites 2015 com avaliação em português de cada um para tomar sua decisão.

 

 

Deu para perceber que criar um site, ao menos um bom site, não é uma coisa trivial mas não impossível. Por isso, antes de mais nada, você deve se perguntar qual o objetivo em publicá-lo? Na maioria das vezes, o propósito é puramente institucional, e outras comercial. Seja como for, leve em conta estas questões mas não deixe de criá-lo.

Para o próximo post da série Faça Você Mesmo Marketing, irei abordar como você pode fazer a publicidade de sua empresa sem gastar rios de dinheiro com propaganda.

 

 

Caso queira tirar qualquer dúvida, eu estou à disposição: mkt@flaviasales.com.

 

 

Sobre a autora:

Flávia Sales é consultora em estratégias de marketing, comunicação e vendas em mercados B2B e B2C.

www.flaviasales.com | mkt@flaviasales.com | 11 995.596.555

Please reload

Destaques

Precificação: por que não cobrar valores 'redondos' pelos serviços da sua startup?

February 12, 2016

1/5
Please reload

Recente