Faça Você Mesmo Marketing (1 de 7): plano de negócio da sua empresa

April 10, 2015

Eu gosto de pensar que o marketing está ao alcance de todos, das empresas milionárias até o microempreendedor. E está. 

 

Graças a Deus que estamos na era digital, da revolução tecnológica, da globalização e da geração Y, facilitando – e muito – a vida dos profissionais de marketing e do marqueteiro que existe dentro de cada um de nós.

São muitas as opções que temos à disposição e incontáveis formas de aplicação, uma plataforma para cada público ou objetivo. Temos desde as mídias tradicionais como TV, rádio, mala-direta, outdoor e outras tantas; como as mais recentes como TODA A INTERNET, marketing de rua, social marketing e um monte mais. Variam também os preços, e alguns bem elevados, é verdade. Mas nem por isso que você deve pensar que sua empresa “não tem dinheiro para investir em marketing” e por isso não faz ações para divulgar sua empresa e aumentar seu alcance e vendas, pois o bem mais precioso que você tem a seu favor em prol do marketing é um recurso chamado tempo. Sim, eu sei, você também não tem tempo... Bom, é por isso que resolvi escrever este post. Existem muitas ferramentas, serviços e produtos à sua disposição para ajudá-lo a fazer marketing, se assim você desejar, sem esbanjar rios de dinheiro e ainda otimizar seu tempo durante o trabalho, afinal, não se engane, haverá muito trabalho. Mas se você for um pouco autodidata garanto que não se arrependerá e irá se surpreender com os resultados.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa! Veja algumas possibilidades que estão ao alcance da sua realidade e que acompanham cada fase da vida de sua empresa. Eu irei falar detalhadamente delas nos próximos posts, para dar maior amplitude e atenção a todas elas, mas este é o primeiro desta série chamada "Faça Você Mesmo Marketing", começando com aquilo que deve ser o primeiro passo para sua empresa, seja ela minúscula (só você, em casa) ou gigantesca, mesmo que já esteja aberta, é sempre bom parar e olhar para o negócio e ver como melhorá-lo, inová-lo, conquistar mais clientes e superar a concorrência.

 

  • Faça você mesmo o plano de negócio da sua empresa. (1/7)

  • Faça você mesmo o logo, cartão e brindes da sua empresa. (2/7)

  • Faça você mesmo o site, e-commerce ou blog da sua empresa. (3/7)

  • Faça você mesmo a publicidade da sua empresa. (4/7)

  • Faça você mesmo a estratégia de conteúdo da sua empresa. (5/7)

  • Faça você mesmo a gestão das redes sociais da sua empresa. (6/7)

  • Faça você mesmo a gestão e venda dos eventos da sua empresa. (7/7)

 

PLANOS DE NEGÓCIO

Todo mundo sabe que é impossível abrir qualquer empresa sem planejamento estratégico do negócio. E muitos não o fazem pois receiam que seja tremendamente difícil para fazerem eles mesmos e aí contratam empresas ou profissionais especializados em planejamento empresarial; o que leva ao segundo receio que é o custo elevado que tais empresas cobram - exceto se for a minha haha - e também desistem. 

Embora não se pode fugir do plano de negócio, pois ele o ajudará a enxergar se sua empresa pode dar certo e como fazê-la dar certo, você pode fugir da complicação e dos custos elevados.

Com uma metodologia chamada Quadro de Modelo de Negócios (Business Model Canvas) é fácil planejar e visualizar as principais funções de um negócio e suas relações com clientes, fornecedores, mercado, funcionários, etc.

Composto por quatro etapas, o modelo auxilia os empreendedores no processo de idealização do negócio, diferenciação e inovação, concretizando o plano de negócio final de forma rápida, visual, flexível, colaborativa e sistêmica. Além de prática a metodologia é muito bem conceituada em todo o mundo, usada por diversas empresas como Microsoft, Mastercard, Adobe, 3M, Intel, NASA, Ericsson, SAP, Deloitte, Xerox, Oracle, Michelin, WWF, entre outras. E se servem para elas, certamente serve para sua empresas.

Existem muitas ferramentas sobre o Canvas disponíveis que te guiam ao longo dessas etapas, mas eu recomendo a do Sebrae, pois é simples e completa ao mesmo tempo. Você pode baixar o aplicativo deles para IOS na AppStore e se não tiver iPhone, iPad ou iQualquerCoisa, você pode fazê-lo pela forma tradicional baixando o pdf aqui. Ou é claro, pesquisar por outros aplicativos na sua loja preferida (GooglePlus, XperiaPlay, etc). 

E se ainda quiser se aprofundar, recomendo o livro Business Model Generation (R$ 75 no Submarino), para te ajudar a entender ainda mais este conceito enquanto trabalha no seu plano de negócios.

 

Seja como for, o importante é fazer o plano, para guiar sua jornada empresarial no mundo dos negócios e, quando já tiver formatado o modelo, você irá dar cara para sua empresa. Na verdade está mais para nome, a marca, a logomarca.

E se você quiser criar ou refazer a logomarca Você Mesmo, acompanhe o próximo post e você saberá como ter também toda sua identidade corporativa: cartão de visita, folder, brindes, uniforme, banner e muito mais.

Nos vemos em breve e, lembre-se, estou sempre à um clique de distância: mkt@flaviasales.com

 

 > Assista o vídeo (legendado) acima e aprenda mais sobre o método Business Model Generation <

 

 

 

 

 

Sobre a autora:

Flávia Sales é consultora em estratégias de marketing, comunicação e vendas em mercados B2B e B2C. 

www.flaviasales.com | mkt@flaviasales.com | 11 995.596.555

 

 

Please reload

Destaques

Precificação: por que não cobrar valores 'redondos' pelos serviços da sua startup?

February 12, 2016

1/5
Please reload

Recente